Joelho

JOELHO

A articulação do joelho é composta por 3 ossos – fêmur, tíbia e patela – que  se articulam formando 2 articulações – femoro-tibial e  patelo-femoral.

A estabilidade articular é proporcionada pelos ligamentos e capsula articular. Os ligamentos são formados por tecido conjuntivo fibroso unindo as extremidades ósseas. Os principais ligamentos são o ligamento patelar (tendão patelar) que une a patela à tíbia participando na extensão do joelho.  Na região extra articular o ligamentos colateral medial e o ligamento colateral lateral estabilizam o joelho no plano frontal. Intra articular o ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior (cruzados porque se cruzam dentro do joelho) são responsáveis pela estabilidade ântero posterior.

Entre o fêmur e a tíbia existem os meniscos, são 2 estruturas de fibrocartilagem em forma de meia lua em cada joelho, menisco medial e lateral, que além de ajudar na estabilidade articular tem como função a melhor distribuição da carga do fêmur sobre a tíbia.

O joelho por ser uma articulação de carga, suporta peso durante toda a vida, sendo frequente lesões tanto em atletas como na população em geral. Por exemplo, no futebol o joelho tem 5 vezes mais chance de sofrer lesão.

As lesões mais comuns são decorrentes de esportes com mudança brusca de direção e saltos como futebol, vôlei, basquete, handebol.

Além das lesões no esporte, com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais os pacientes estão envelhecendo muito bem de saúde, mas com piora da qualidade de vida devido a artrose nos joelhos (doença degenerativa com destruição progressiva da cartilagem) que limita suas atividades diárias.

O tratamento da articulação do joelho evoluiu muito nos últimos anos em 3 níveis. Prevenção, cirurgia e reabilitação.

Em relação a prevenção de lesões e a reabilitação, um conhecimento cada vez mais apurado da biomecânica do joelho proporcionou o desenvolvimento de novas técnicas de fortalecimento muscular, que é um dos principais fatores de proteção articular, fazendo com que o fisioterapeuta e os educadores físicos sejam hoje parte importante no tratamento das patologias do joelho.

Na artrose, o tratamento com medicação via oral, os chamados condroprotetores tem ajudado muito na proteção da cartilagem agindo também como antiinflamatório e melhorando a dor. Junto a eles existe a possibilidade de infiltração intra articular de acido hialurônico, (viscosuplementação) que é a colocação desse produto (tipo de gel) diretamente dentro da articulação proporcionando uma melhor movimentação do joelho.

 

Em relação ao tratamento cirúrgico, desde os anos 80 com o avanço da artroscopia (cirurgia através de pequenas incisões com auxilio de uma câmera) houve uma grande evolução na cirurgia, com melhora dos resultados, devido a melhor visualização articular e a possibilidade de técnicas mais precisas buscando com o procedimento cirúrgico reproduzir o mais próximo da anatomia original da articulação.  Devido ao pequeno tamanho dos cortes e da menor agressão durante o procedimento é possível a realização de uma reabilitação mais precoce e intensa.

Em relação a artrose também houve uma importante melhora na qualidades dos implantes (prótese de joelho) e um aperfeiçoamento dos materiais utilizados e técnicas de colocação, aumentando assim a durabilidade e a funcionalidade da prótese. 

Os estudos continuam e atualmente varias pesquisas são realizadas em todo o mundo na tentativa, através de células tronco e engenharia de tecidos, produzir tecidos que possam substituir menisco, ligamento, cartilagem e outras estruturas articulares lesadas.

 

Veja como posso te ajudar em relação a problemas com o seu joelho:

 

INICIAR CONVERSA
Fale por WhatsApp agora!
Olá, estou acompanhando a sua visita ao nosso site... Voce está na página Joelho | Dr Vitor Barion de Pádua | Médico Ortopedista Especialista em Joelho | São Paulo e Marília/SP, eu posso te ajudar? Clique no botão INICIAR CONVERSA para falar agora!
Agência Digital em Florianópolis